segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Livro: Extraordinário

Titulo: Extraordinário
Original: Wonder
Autor: R. J. Palacio
Editora: Intríseca
Páginas: 320
Sinopse: August Pullman, o Auggie, nasceu com uma síndrome genética cuja sequela é uma severa deformidade facial, que lhe impôs diversas cirurgias e complicações médicas. Por isso ele nunca frequentou uma escola de verdade... até agora. Todo mundo sabe que é difícil ser um aluno novo, mais ainda quando se tem um rosto tão diferente. Prestes a começar o quinto ano em um colégio particular de Nova York, Auggie tem uma missão nada fácil pela frente: convencer os colegas de que, apesar da aparência incomum, ele é um menino igual a todos os outros. Narrado da perspectiva de Auggie e também de seus familiares e amigos, com momentos comoventes e outros descontraídos, Extraordinário consegue captar o impacto que um menino pode causar na vida e no comportamento de todos, família, amigos e comunidade - um impacto forte, comovente e, sem dúvida nenhuma, extraordinariamente positivo, que vai tocar todo tipo de leitor.

"Toda pessoa deveria ser aplaudida de pé pelo menos uma vez na vida, porque todos nós vencemos o mundo."

August Pullman, o Auggie é uma criança de 10 anos que nasceu com uma síndrome genética e tem uma deformidade facial.  Auggie é muito amado pela família, não tem amigos, e todos na rua ficam chocados ao ver seu rosto deformado. Até que sua mãe decide que ele já está bem grandinho e precisa frequentar uma escola. No começo ele não aceita muito bem, pois nunca foi para uma escola de verdade, sempre estudou em casa com seus pais, etc. Mas logo depois que August conhece a escola, o diretor e alguns alunos ele acaba aceitando. August tem tudo para ser uma criança mimada, mal humorada, anti-social, isolada mas não, ele é totalmente o contrário e consegue dar a volta por cima das diferenças físicas com as outras crianças e do preconceito que elas tem contra ele de uma maneira Extraordinária.

O livro é narrado em primeira pessoa, mas não é apenas pelo Auggie, também é narrado pelas pessoas que convivem com ele, como a irmã, amigos, etc. e cada capítulo tem no máximo duas, três páginas, a escrita da autora é bem simples e muito fácil de entender. O livro me surpreendeu muito porque quando você lê a sinopse pensa que vai ser algo dramático, e tal, mas não é, é  uma história bem leve, boa de se ler, gostei muito do August, do jeito como ele encara sua deformidade facial que com certeza não é nada fácil, do Jack e da Summer que não ligaram para o que os outros pensavam e ficaram amigos do Auggie, enfim é um livro muito bom, realmente é extraordinário, recomendo para todos esse livro, é um tipo de livro que todo mundo deveria ler, porque nos passa uma mensagem muito bonita sobre aceitação na sociedade, mesmo tendo diferenças, enfim apenas leiam, tenho certeza de que não irão se arrepender.
Enfim, é isso, espero que tenham gostado...
Tchau tchau e até a próxima!

2 comentários:

  1. O livro parece ser fantástico, pensei que ia ser como As Vantágens de Ser Invisível e/ou A Culpa é Das Estrelas, mas parece ser diferentes, no bom sentido, kkkkkk. Já estava na minha lista de livros, agora que quero mesmo, parece ser fantástico.
    Beijos °ᵕ°
    u-nicorn.tk

    ResponderExcluir
  2. É bem diferente kkkkkk ele também estava na minha lista fazia tempo...
    Beijos

    ResponderExcluir